Quais são os sintomas de pressão alta?

sintomas de pressão alta

Muito se fala sobre a hipertensão, mas poucas pessoas sabem realmente quais são os sintomas da pressão alta. Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo quais são os sinais que indicam que algo não vai bem no seu organismo. Acompanhe!

O que é pressão alta

Você deve ter lido aqui no blog sobre o que é pressão alta, quais são suas causas e tipos, mas não custa relembrar que a pressão alta (hipertensão arterial) é o aumento anormal por um longo período da pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias ao circular pelo organismo. 

Para alcançar todas as partes do nosso corpo e assim fornecer combustível para que ele realize todas as funções, o sangue bombeado pelo coração exerce uma força natural nas paredes internas das artérias que, por sua vez oferecem certa resistência a essa passagem. E é essa disputa que define a  pressão arterial. 

Ao longo do dia, ela pode variar bastante. Por exemplo, quando estamos deitados, a pressão arterial fica mais baixa, e quando nos movimentamos, ela sobe.

Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado, pois não recebe sangue e oxigenação suficientes e isso pode acabar causando um infarto. O acidente vascular cerebral (AVC), também é uma consequência frequente da hipertensão, bem como a  insuficiência renal. Por isso, é tão importante nos atentarmos aos sintomas de pressão alta.

Os sintomas de pressão alta 

Palpitação

A palpitação cardíaca é o principal sintoma de que o coração está fazendo mais esforço que o normal para bombear o sangue para todo o organismo, pois está encontrando uma maior resistência nas artérias. Trata-se de algo que, à primeira vista, parece simples, mas que pode  afetar (e muito) o fluxo natural da corrente sanguínea.

Assim, se as palpitações começarem a ser frequentes, é hora de procurar um médico cardiologista. 

Enjoo

Além de dificultar a passagem do sangue, a vasoconstrição também prejudica o funcionamento gástrico. Com isso, é normal que as pessoas que sofrem de pressão alta apresentem náuseas e enjoos durante as crises. 

Por isso, vale a pena observar como seu sistema digestivo tem se comportado. 

Sonolência

Continuando nossa lista dos sintomas de pressão alta, destacamos a sonolência. Em razão da dificuldade da passagem do sangue levando oxigênio, ele acaba não chegando na quantidade ideal. E aí, ocorre uma deficiência que afeta o funcionamento do organismo e gera aumento da sonolência devido à redução da atividade cerebral.

Dores de cabeça

Entre os sintomas de pressão alta, outro bem comum são as dores de cabeça. Mas não se tratam de qualquer dor de cabeça. 

As dores de cabeça provocadas pelo aumento da pressão arterial são latejantes em locais específicos: a parte atrás da cabeça e na nuca. Geralmente, elas são unilaterais, mas podem se tornar bilaterais à medida que aumenta a intensidade.

Visão turva

Outro dos sintomas da pressão alta que não podemos deixar de citar é a visão turva que acontece durante o pico das crises. Não raramente, ela acontece junto com as dores de cabeça devido à obstrução dos vasos próximos à retina. 

Vale destacar ainda que muitas pessoas que apresentam a visão turva e também a visão embaçada. 

Agora que você já sabe quais são os sintomas de pressão alta, fique atento à frequência com a qual eles se manifestam para reportar ao seu médico. Além disso, não deixe de seguir o tratamento que o profissional da saúde indicar e de monitorar diariamente a pressão arterial.

E quando falamos em monitorar a pressão arterial o ideal é poder contar com um bom aparelho para sua medição em casa. E para te ajudar na escolha leia nosso artigo Descubra qual é o melhor aparelho de pressão para ter em casa.

Aqui você encontra artigos sobre hipertensão, além de indicações dos melhores produtos para melhorar a sua qualidade de vida e também dicas para prevenção desta e outras patologias relacionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *