Quais são as principais doenças cardiovasculares e como tratá-las?

As doenças cardiovasculares são, quase sempre, muito temidas e associadas a problemas graves como infartos. E não é pra menos. 

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, costumam surgir com a idade. 

Essas enfermidades também estão normalmente relacionadas a hábitos de vida pouco saudáveis, tais como alimentação rica em gordura e falta de atividade física. 

Porém, algumas doenças cardiovasculares, como as cardiopatias congênitas podem ser diagnosticadas no nascimento.

No mais, as doenças cardiovasculares podem acontecer como consequências de infecções por vírus, fungos ou bactérias, como no caso da endocardite e da miocardite.

Mas agora, que tal conferir quais são as principais doenças cardiovasculares e como tratá-las? 

As principais doenças cardiovasculares

1. Hipertensão

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, o que pode influenciar no bom funcionamento do coração. Entre as causas da hipertensão podemos mencionar: envelhecimento, falta de exercícios físicos, aumento do peso, consumo excessivo de sal, diabetes, doenças renais, etc. 

Como tratar: acompanhamento com um clínico geral ou cardiologista, uso de medicamentos, além de uma dieta com pouco sal e prática de atividades físicas. 

2. Infarto agudo do miocárdio (IAM) – Ataque cardíaco

Acontece devido à interrupção da passagem de sangue para o coração, geralmente por causa do acúmulo de gordura nas artérias do coração. Seu sintoma mais característico é a dor intensa no peito que pode irradiar para o braço.

Como tratar: nos casos de suspeita de infarto é preciso procurar ajuda médica imediatamente para que seja administrada a medicação adequada ou seja realizada cirurgia. No mais, é preciso seguir todas as orientações médicas e adotar um estilo de vida saudável. 

3. Insuficiência cardíaca

Essa doença cardiovascular é caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue para o corpo. Quem sofre de insuficiência cardíaca sente cansaço progressivo, inchaço nas pernas e nos pés, tosse seca à noite e falta de ar. É mais comum em pessoas que sofrem de pressão alta. 

Como tratar: o tratamento normalmente é feito com medicamentos. Além disso, é recomendada a prática regular de exercícios, diminuição do consumo de sal e controle da pressão arterial.  

4. Cardiopatia congênita

As cardiopatias congênitas são aquelas doenças cardiovasculares causadas por malformações que ocorrem ainda na gestação e que podem resultar em alterações na função do coração. Podem ser identificadas ainda no útero materno, por meio do ultrassom e do ecocardiograma.

Como tratar: o tratamento varia de acordo com a gravidade, sendo recomendado, nos casos graves, a realização de cirurgia ou transplante de coração logo no primeiro ano de vida. Já nos casos leves, o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos diuréticos e betabloqueadores para regular a frequência cardíaca.

5. Endocardite

A endocardite é a inflamação do tecido que reveste internamente o coração. Geralmente, é causada por fungos ou bactérias, mas pode acontecer também como consequência de outras doenças, como câncer, febre reumática ou doenças autoimunes, por exemplo.

Seus sintomas são febre e tosse persistentes, suor em excesso, pele pálida, dor nos músculos e falta de ar. 

Como tratar: uso de antibióticos ou antifúngicos para combater o microrganismo responsável pela doença. Pode ainda, em casos mais graves, ser necessária a realização da troca da válvula acometida. 

6. Arritmias cardíacas

Trata-se da alteração dos batimentos cardíacos, o que pode tornar os batimentos mais rápidos ou mais lentos, causando cansaço, palidez, dor no peito, suor frio e falta de ar.

Como tratar: varia de acordo com os sintomas apresentados. Pode ser feito com medicamentos, desfibrilação, implante de marcapasso ou realização de cirurgia de ablação. 

É importante evitar o consumo de álcool, drogas e bebidas com cafeína,além de praticar atividades físicas regulares.

7. Angina

A angina é a sensação de peso, dor ou aperto no peito e acontece geralmente quando há diminuição do fluxo de sangue para o coração. É mais comum em pessoas acima dos 50 anos, que possuem pressão alta, diabetes descontrolada ou hábitos de vida pouco saudáveis.

Como tratar: repouso e uso de medicamentos para controlar os sintomas, regular a pressão arterial e evitar a formação de coágulos.

8. Miocardite

A inflamação do músculo cardíaco, que pode acontecer devido a infecções no organismo causada por vírus, fungos ou bactérias, é chamada de miocardite. Causa sintomas como  dor no peito, batimento cardíaco irregular, cansaço excessivo, falta de ar e inchaço nas pernas. 

Como tratar: uso de antibióticos, antifúngicos ou antivirais.

9. Valvulopatias (doenças das válvulas cardíacas)

Por fim, entre as principais doenças cardiovasculares, podemos citar as valvulopatias. Elas  aparecem com mais frequência em homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 75 anos e acontece devido ao acúmulo de cálcio nas válvulas do coração, o que causa o seu endurecimento e dificulta o fluxo sanguíneo.

Seus sintomas são dor no peito, sopro no coração, cansaço excessivo, falta de ar e inchaço nas pernas e nos pés, por exemplo.

Como tratar: pode ser indicado o uso de medicamentos diuréticos, antiarrítmicos ou mesmo a substituição da válvula por meio de cirurgia.

Saiba mais sobre as doenças cardiovasculares

Agora que você já sabe quais são as principais doenças cardiovasculares, saiba mais sobre elas aqui no nosso blog. Temos sempre dicas e informações relevantes para a manutenção da sua saúde e bem-estar.

Aqui você encontra artigos sobre hipertensão, além de indicações dos melhores produtos para melhorar a sua qualidade de vida e também dicas para prevenção desta e outras patologias relacionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *