Descubra qual é o melhor aparelho de pressão para ter em casa

melhor aparelho de pressao para ter em casa

Se você ou alguém da sua família tem problema de pressão alta, ter um aparelho de pressão em casa é mais do que necessário. Isso porque fazer o controle da pressão arterial requer aferições diárias e por isso é tão importante ter um aparelho próprio.

Porém, escolher um adequado depende de quem irá fazer uso do mesmo. Idade, peso e até mesmo o grau de familiaridade com a tecnologia são fatores que podem influenciar, por exemplo.

Pensando nisso, vamos responder nesse artigo qual é o melhor aparelho de pressão para ter em casa. Seria o manual ou o digital? O aparelho de pulso ou de braço? Mais simples ou com mais funções? Vamos descobrir agora!

Tipos de aparelhos de pressão

Antes de falar sobre qual é o melhor aparelho para o uso doméstico, vamos apresentar os principais modelos que estão disponíveis no mercado atualmente, além de mencionar para qual uso cada um deles é indicado.

Aparelho de pressão manual (esfigmomanômetro)

Profissionais da saúde são os que mais utilizam esse tipo de aparelho. O esfigmomanômetro costuma estar sempre acompanhado do estetoscópio nesses casos (para verificar também os batimentos cardíacos).

Apesar desses aparelhos serem mais precisos do que os aparelhos digitais, o uso do mesmo requer um conhecimento mais técnico. Além disso, é preciso do auxílio de uma outra pessoa para fazer a aferição.

Portanto, a não ser que tenha sempre um profissional da saúde presente em casa e disponível para aferir a pressão do paciente, o esfigmomanômetro não é muito indicado para o uso doméstico.

Aparelho de pressão digital

Os aparelhos digitais chegaram justamente para beneficiar pessoas que precisam fazer o controle da pressão arterial diariamente. Ainda mais que com ele não é necessário uma outra pessoa para auxiliar.

Mesmo sendo menos preciso do que os aparelhos analógicos, a diferença não é tão grande. Os aparelhos digitais têm a precisão necessária para ajudar o paciente em casa e também vêm evoluindo cada cada vez mais com o avanço da tecnologia.

Dentro dessa categoria digital, encontramos os aparelhos de pressão de pulso e de braço.

Aparelho de pressão de pulso

Os aparelhos de pulso ficaram populares pela sua principal característica: eles são pequenos e podem ser transportados dentro da bolsa sem problema algum, além de serem encontrados por preços mais em conta.

Apesar dessas vantagens, esse modelo não é indicado para pessoas acima de 60 anos ou com sobrepeso. Isso porque essas pessoas têm as artérias do pulso mais fracas, impedindo que o aparelho identifique os pulsos do coração de forma correta.

Por isso, para essas pessoas, o mais indicado é o aparelho de braço. Somente em caso do paciente não se enquadrar nesses fatores ou não precisar de um acompanhamento mais preciso que o aparelho de pulso é o mais indicado.

Aparelho de pressão de braço

Se há necessidade de um acompanhamento rigoroso da pressão arterial, principalmente em pessoas com mais de 60 anos ou com sobrepeso, como citamos anteriormente, o aparelho de braço é o mais indicado.

A braçadeira pode ser maior, fazendo com que transportar o aparelho não seja tão prático, mas sua precisão e qualidade são maiores também. Por isso, esse modelo costuma ser um pouco mais caro que o aparelho de pulso.

Há também uma grande variedade de modelos com funções como memória das últimas medições, permitindo um acompanhamento melhor e mais prático da evolução da pressão arterial.

Funções de aparelhos de pressão digital

Os aparelhos digitais mais simples mostram o valor da pressão sistólica (máxima) e diastólica (mínima), além do valor do batimento cardíaco. Alguns outros modelos mais sofisticados costumam ter funções a mais, como:

  • sensor de posicionamento: auxilia a pessoa a guiar o punho até a altura correta do coração para uma medição mais precisa;
  • tecnologia intelissense: infla o manguito de acordo com cada pessoa, proporcionando conforto e precisão;
  • detector de batimentos irregulares: detecta arritmia cardíaca;
  • memória com data e hora: a pessoa consegue armazenar seus resultados para um melhor acompanhamento da pressão arterial;
  • indicador do nível da pressão arterial: painel com indicação de cores para saber se a pressão está normal ou não;
  • mais de um usuário: o resultado de mais de uma pessoa fica armazenado no aparelho;
  • indicador de hipertensão matinal: indica uma média semanal das medições realizadas no período da manhã;
  • média de resultados: o aparelho calcula e exibe a média das últimas medições;
  • indicador de aplicação correta da braçadeira: sinaliza se a braçadeira não estiver bem colocada;
  • detector de movimento corporal: indica quando houve um erro na leitura devido a movimentação do usuário;
APARELHO DE PRESSÃO OMRON DIGITAL HEM-7320 DE BRAÇO
O APARELHO DE PRESSÃO DE BRAÇO HEM-7320 POSSUI TODAS AS FUNÇÕES CITADAS ACIMA

Outras funções nos aparelhos de pressão

Existem também aparelhos com tela iluminada, como o BPW100 da Microlife, que permite a medição no meio da noite. Bem como outros com apenas um botão principal, como o HEM-7122 da Omron, permitindo um manuseio bem mais prático para pessoas de idade que podem se atrapalhar com dois ou mais botões.

Há também disponível no mercado aparelhos de pressão com Bluetooth, como o HEM-6323T da Omron. Ele se conecta com smartphones e tablets e deixa registrado no aplicativo Omron Connect todos os seus dados, assim você tem o seu histórico sempre na palma da sua mão.

Enfim, qual é o melhor aparelho de pressão para ter em casa?

Considerando todos os fatores abordados neste artigo, o melhor aparelho para ter em casa é o aparelho digital de braço. Por outro lado, qual dos diversos modelos desse tipo de aparelho vai ser o melhor para você, vai depender das exigências pessoais de uso.

Na loja Maconequi você encontra todos os tipos de aparelhos de pressão, com uma grande variedade de modelos e com os melhores preços. Então não deixe de conferir e garantir o seu próprio aparelho para monitorar sua pressão arterial e manter sua saúde em dia.

Aqui você encontra artigos sobre hipertensão, além de indicações dos melhores produtos para melhorar a sua qualidade de vida e também dicas para prevenção desta e outras patologias relacionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *