Hipertensão e diabetes: qual é a relação entre essas doenças?

Todo ano, cerca de 300 mil pessoas são diagnosticadas com infarto do miocárdio no Brasil, o famoso ataque cardíaco. 

O problema surge principalmente em pessoas que apresentam fatores de risco que as tornam suscetíveis ao problema, como idade, características genéticas e hábitos do indivíduo e algumas doenças como hipertensão arterial e diabetes.

E justamente sobre a relação, muitas vezes ignorada, entres essas duas doenças, hipertensão e diabetes, que este nosso novo texto fala. 

Ambas possuem em comum a origem, alguns aspectos e fatores de risco (como a obesidade), tratamentos não medicamentosos (como a adoção de hábitos mais saudáveis), complicações e, também, a ausência quase completa de sintomas.

Se interessou e quer saber mais? Acompanhe!

A relação entre hipertensão e diabetes

Está provado que uma pessoa que sofre de diabetes, especialmente do tipo 2,  tem mais chances de desenvolver pressão alta ao longo da vida. Isso acontece porque o acúmulo de glicose no sangue faz com que as artérias se enrijecem, causando o aumento da pressão arterial.

E tem mais, quando há mais glicose no sangue, o pâncreas entende que precisa trabalhar dobrado para reduzir a presença dessas moléculas. 

Para isso, acelera a produção de insulina que acaba atrapalhando o trabalho do sistema nervoso simpático e estimulando a contração exagerada dos vasos, o que também causa hipertensão. 

Da mesma forma, a hipertensão aumenta as chances de aparecimento de diabetes, bem como alguns medicamentos para hipertensão que podem agravar o problema das altas taxas de glicose no sangue. 

E quando hipertensão e diabetes estão associadas, elas se transformam em um grande fator de risco para o surgimento de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral).

Assim, é fundamental que os diabéticos cuidem tanto dos níveis de glicose quanto de sua pressão arterial, que não deve ultrapassar 14 por 9, e que os hipertensos mantenham a glicose sob controle, essa é a única forma de evitar complicações no futuro. 

Um pouco mais sobre a diabetes

A diabetes é uma doença metabólica que surge devido a falta ou ineficiência da insulina, um hormônio produzido no pâncreas e que participa do processo de absorção da glicose pelas células do organismo.

Quando a insulina não é produzida na quantidade adequada, o nível de glicose no sangue aumenta. E assim, o paciente precisa controlá-lo para evitar os problemas decorrentes dessa alteração.

Entre os sintomas da diabetes, podemos citar:

  • Sede excessiva e idas mais frequentes ao banheiro;
  • Mais fome, porém acompanhada de perda de peso;
  • Visão turva;
  • Hálito forte e suor excessivo;
  • Mudanças no comportamento como agressividade excessiva, falar sem parar, agitação, nervosismo e instabilidade visíveis;
  • Infecções frequentes;
  • Feridas com dificuldade de cicatrização;
  • Formigamento nos pés.

Com o passar do tempo, se não for bem controlada, a diabetes pode trazer complicações na circulação de sangue e no funcionamento de outros órgãos, como rins, nervos, coração e olhos. 

E se quiser saber mais sobre diabetes visite o blog Tudo Para Diabetes. Lá você encontra várias informações úteis sobre a doença.Bem, agora que você já entende a relação entre hipertensão e diabetes, fique de olho e faça o controle da pressão arterial em casa mesmo, com um aparelho de  pressão digital.

Aqui você encontra artigos sobre hipertensão, além de indicações dos melhores produtos para melhorar a sua qualidade de vida e também dicas para prevenção desta e outras patologias relacionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *