Todo ano, cerca de 300 mil pessoas são diagnosticadas com infarto do miocárdio no Brasil, o famoso ataque cardíaco.
O problema surge principalmente em pessoas que apresentam fatores de risco que as tornam suscetíveis ao problema, como idade, características genéticas e hábitos do indivíduo e algumas doenças como hipertensão arterial e diabetes.
E justamente sobre a relação, muitas vezes ignorada, entres essas duas doenças, hipertensão e diabetes, que este nosso novo texto fala.
Ambas possuem em comum a origem, alguns aspectos e fatores de risco (como a obesidade), tratamentos não medicamentosos (como a adoção de hábitos mais saudáveis), complicações e, também, a ausência quase completa de sintomas.
Se interessou e quer saber mais? Acompanhe!
A relação entre hipertensão e diabetes
Está provado que uma pessoa que sofre de diabetes, especialmente do tipo 2, tem mais chances de desenvolver pressão alta ao longo da vida. Isso acontece porque o acúmulo de glicose no sangue faz com que as artérias se enrijecem, causando o aumento da pressão arterial.
E tem mais, quando há mais glicose no sangue, o pâncreas entende que precisa trabalhar dobrado para reduzir a presença dessas moléculas.
Para isso, acelera a produção de insulina que acaba atrapalhando o trabalho do sistema nervoso simpático e estimulando a contração exagerada dos vasos, o que também causa hipertensão.
Da mesma forma, a hipertensão aumenta as chances de aparecimento de diabetes, bem como alguns medicamentos para hipertensão que podem agravar o problema das altas taxas de glicose no sangue.
E quando hipertensão e diabetes estão associadas, elas se transformam em um grande fator de risco para o surgimento de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral).
Assim, é fundamental que os diabéticos cuidem tanto dos níveis de glicose quanto de sua pressão arterial, que não deve ultrapassar 14 por 9, e que os hipertensos mantenham a glicose sob controle, essa é a única forma de evitar complicações no futuro.
Um pouco mais sobre a diabetes
A diabetes é uma doença metabólica que surge devido a falta ou ineficiência da insulina, um hormônio produzido no pâncreas e que participa do processo de absorção da glicose pelas células do organismo.
Quando a insulina não é produzida na quantidade adequada, o nível de glicose no sangue aumenta. E assim, o paciente precisa controlá-lo para evitar os problemas decorrentes dessa alteração.
Entre os sintomas da diabetes, podemos citar:
- Sede excessiva e idas mais frequentes ao banheiro;
- Mais fome, porém acompanhada de perda de peso;
- Visão turva;
- Hálito forte e suor excessivo;
- Mudanças no comportamento como agressividade excessiva, falar sem parar, agitação, nervosismo e instabilidade visíveis;
- Infecções frequentes;
- Feridas com dificuldade de cicatrização;
- Formigamento nos pés.
Com o passar do tempo, se não for bem controlada, a diabetes pode trazer complicações na circulação de sangue e no funcionamento de outros órgãos, como rins, nervos, coração e olhos.
E se quiser saber mais sobre diabetes visite o blog Tudo Para Diabetes. Lá você encontra várias informações úteis sobre a doença.Bem, agora que você já entende a relação entre hipertensão e diabetes, fique de olho e faça o controle da pressão arterial em casa mesmo, com um aparelho de pressão digital.