Se você leu nosso artigo O que é hipertensão: descubra as causas e como essa doença funciona, você já sabe bastante coisa sobre a pressão alta, certo? Mas se você ainda tem dúvidas sobre como saber se a pressão está alta, este artigo é para você.
Acompanhe!
O que é a hipertensão arterial e quais as suas causas
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é o aumento anormal por um longo período da pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias ao circular pelo organismo.
Para chegar a cada parte do nosso corpo, o sangue bombeado pelo coração exerce uma força natural nas paredes internas das artérias que, por sua vez oferecem certa resistência a essa passagem. E é essa disputa que define a pressão arterial.
Ao longo do dia, ela pode variar bastante. Por exemplo, quando estamos deitados, a pressão arterial fica mais baixa, e quando nos movimentamos, ela sobe.
Entre as diversas causas da hipertensão podemos citar:
- Filhos de pais hipertensos têm um risco 30% maior de ter pressão alta;
- Idade superior a 60 anos;
- A doença é mais comum na população negra e asiática;
- Obesidade;
- Poluição;
- Estresse;
- Sono irregular;
- Queda dos hormônios femininos durante a menopausa;
- Consumo excessivo de bebida alcoólica;
- Tabagismo;
- Alto consumo de sal;
- Sedentarismo.
Porque devemos tratar a pressão alta
A pressão alta pode fazer com que o indivíduo desenvolva problemas graves de saúde, como por exemplo, problemas renais e oculares, bem como como AVE (acidente Vascular encefálico ou derrame cerebral) e o infarto.
Assim, como saber se a pressão está alta é algo muito importante, pois evita que a situação se complique.
Como saber se a pressão está alta
Além dos sintomas de pressão alta que já mostramos aqui no artigo Quais são os sintomas de pressão alta?, você deve observar os seguintes sinais:
1. Dor de cabeça
A dor de cabeça pode ser uma forte evidência de que a pressão arterial está alta, principalmente quando ela surge de forma inesperada em pessoas que não costumam ter esse problema.
2. Zumbido no ouvido
Incômodos no ouvido, como barulhos e zumbidos, podem surgir quando a pressão está muito alta.
3. Falta de ar
A pressão alta desencadeia diversos mecanismos de compensação no organismo e por isso, pode acontecer falta de ar e sensação de dor no peito.
4. Visão dupla ou embaçada
Como o sangue está circulando em alta pressão, pode acontecer um comprometimento na sua distribuição, principalmente no sistema circulatório cerebral que tem vasos muito delicados. Assim, podem surgir sintomas como a visão dupla ou embaçada.
5. Tontura
Pelo mesmo motivo dos problemas de visão, ou seja, má circulação do sangue, podem acontecer crises de tontura, onde a consciência e o equilíbrio são prejudicados.
Como diagnosticar e tratar a hipertensão arterial?
Se você tem um aparelho de pressão em casa e fez a aferição, saiba que, para os adultos, a pressão já pode ser considerada alta quando o resultado mostra pressão sistólica entre 130 e 139 mmHg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg.
Para saber mais sobre os valores de referência de pressão arterial, confira o artigo: Pressão alta: valores de referências para crianças, adultos e idosos.
Se você sente alguns dos sintomas citados acima, saiba que esses sinais costumam surgir quando a pressão arterial está extremamente alta, configurando um problema para a saúde. Assim, se sentir esses sintomas, procure um médico.
Se o diagnóstico for confirmado, o tratamento deve ser prescrito, e a pressão precisará ser aferida com regularidade pelo paciente.
A pressão arterial deve ser controlada de forma que a pessoa consiga levar uma vida perfeitamente normal e livre das complicações que ela pode trazer quando elevada. Logo, nada melhor do que levar uma vida saudável, seguir todas as recomendações médicas e monitorar diariamente a pressão arterial.
Quer saber mais sobre como medir a pressão arterial? Confira nosso artigo Como medir a pressão com aparelho digital de braço: aprenda agora!