Como saber se a pressão está alta?

como saber se a pressão está alta

Se você leu nosso artigo O que é hipertensão: descubra as causas e como essa doença funciona, você já sabe bastante coisa sobre a pressão alta, certo? Mas se você ainda tem dúvidas sobre como saber se a pressão está alta, este artigo é para você.

Acompanhe!

O que é a hipertensão arterial e quais as suas causas

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é o aumento anormal por um longo período da pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias ao circular pelo organismo. 

Para chegar a cada parte do nosso corpo, o sangue bombeado pelo coração exerce uma força natural nas paredes internas das artérias que, por sua vez oferecem certa resistência a essa passagem. E é essa disputa que define a pressão arterial. 

Ao longo do dia, ela pode variar bastante. Por exemplo, quando estamos deitados, a pressão arterial fica mais baixa, e quando nos movimentamos, ela sobe.

Entre as diversas causas da hipertensão podemos citar: 

  • Filhos de pais hipertensos têm um risco 30% maior de ter pressão alta;
  • Idade superior a 60 anos;  
  • A doença é mais comum na população negra e asiática;
  • Obesidade;
  • Poluição;
  • Estresse;
  • Sono irregular;
  • Queda dos hormônios femininos durante a menopausa; 
  • Consumo excessivo de bebida alcoólica;
  • Tabagismo;
  • Alto consumo de sal;
  • Sedentarismo.

Porque devemos tratar a pressão alta

A pressão alta pode fazer com que o indivíduo desenvolva problemas graves de saúde, como por exemplo, problemas renais e oculares, bem como como AVE (acidente Vascular encefálico ou derrame cerebral) e o infarto.

Assim, como saber se a pressão está alta é algo muito importante, pois evita que a situação se complique. 

Como saber se a pressão está alta

Além dos sintomas de pressão alta que já mostramos aqui no artigo Quais são os sintomas de pressão alta?, você deve observar os seguintes sinais:

1. Dor de cabeça

A dor de cabeça pode ser uma forte evidência de que a pressão arterial está alta, principalmente quando ela surge de forma inesperada em pessoas que não costumam ter esse problema. 

2. Zumbido no ouvido

Incômodos no ouvido, como barulhos e zumbidos, podem surgir quando a pressão está muito alta.

3. Falta de ar

A pressão alta  desencadeia diversos mecanismos de compensação no organismo e por isso, pode acontecer falta de ar e sensação de dor no peito.

4. Visão dupla ou embaçada

Como o sangue está circulando em alta pressão, pode acontecer um comprometimento na sua distribuição, principalmente no sistema circulatório cerebral que tem vasos muito delicados. Assim, podem surgir sintomas como a visão dupla ou embaçada.

5. Tontura

Pelo mesmo motivo dos problemas de visão, ou seja, má circulação do sangue, podem acontecer crises de tontura, onde a consciência e o equilíbrio são prejudicados.

Como diagnosticar e tratar a hipertensão arterial?

Se você tem um aparelho de pressão em casa e fez a aferição, saiba que, para os adultos, a pressão já pode ser considerada alta quando o resultado mostra pressão sistólica entre 130 e 139 mmHg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg.

Para saber mais sobre os valores de referência de pressão arterial, confira o artigo: Pressão alta: valores de referências para crianças, adultos e idosos.

Se você sente alguns dos sintomas citados acima, saiba que esses sinais costumam surgir quando a pressão arterial está extremamente alta, configurando um problema para a saúde. Assim, se sentir esses sintomas, procure um médico.

Se o diagnóstico for confirmado, o tratamento deve ser prescrito, e a pressão precisará ser aferida com regularidade pelo paciente. 

A pressão arterial deve ser controlada de forma que a pessoa consiga levar uma vida perfeitamente normal e livre das complicações que ela pode trazer quando elevada. Logo, nada melhor do que levar uma vida saudável, seguir todas as recomendações médicas e monitorar diariamente a pressão arterial.

Quer saber mais sobre como medir a  pressão arterial? Confira nosso artigo Como medir a pressão com aparelho digital de braço: aprenda agora!

Aqui você encontra artigos sobre hipertensão, além de indicações dos melhores produtos para melhorar a sua qualidade de vida e também dicas para prevenção desta e outras patologias relacionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *